segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DigiDica: Layouts duplos

O que são as digidicas? Nessa nova parte do blog, deixarei dicas de scrap digital, para todos os gostos. Às vezes vou escrever coisas para quem está começando, às vezes eu vou dar algumas dicas para quem já faz scrap digital faz um tempo.

Eu ia fazer uma DigiDica bem diferente dessa, mas como no post anterior eu postei um layout duplo que eu adorei fazer (quem ainda não viu, pode ver aqui), decidi passar essa dica na frente, para caso alguém se anime com meu post a se aventurar nessa área.

Em primeiro lugar, os layouts duplos são os que, em alta resolução e tamanho padrão, medem 24 polegadas de altura por 12 de largura. Algumas delas podem ser apresentadas individualmente sem prejuízo do conteúdo, outras só funcionam juntas. Eles são muito usados para fotolivros, que ficam mais harmoniosos quando as páginas são pensadas como páginas duplas, e também são uma solução para quando se tem muitas fotos para uma página só. Muitas pessoas também usam páginas duplas quando fazem projetos do tipo "documentar um ano inteiro, semana por semana, em páginas de digiscrap" (isso é chamado, muitas vezes, de projeto 52). Enfim, muitos são os motivos pelos quais se pode fazer páginas duplas. Procurando com cuidado pela internet é possível encontrar templates para páginas duplas, que facilitam muito a vida na hora de organizar tudo.

Há três jeitos de começar uma página dupla: Pensando ela como dupla desde o início, sem fazer dois layouts separados. Fazer os dois layouts separadamente, mas ao mesmo tempo (foi o que eu fiz com a página do post abaixo) e fazer um layout só, e depois decidir transformá-lo em página dupla. Foi o que eu fiz com essa página aqui:

Fiz essa página usando um freebie do blog Bits O´Scrap - se quiser, você pode baixá-lo aqui, por tempo limitado.

Eu fiz essa página para um Speed Scrap do fórum internacional Scraps and Pieces, do qual estou participando desde o início do ano. Mas eu gostei tanto dele depois de pronto, que achei que gostaria que ele fosse para o fotolivro que estou preparando com imagens dos meus gatos. E, além disso, essas fotos da Éowyn acabaram me lembrando uma outra temática. Então, fiz um layout complementar, alguns dias depois, aproveitando para participar de um desafio no Pixel Scrapper:

Créditos: Bits ´O Scrap - Retro Kitchen blog train; Stampgram - Retro Kitchen blog train; Marisa Lerin - Desert spring alphas bundle; Superlatives alphas bundle; Brooke Gazarek - Snow Days Distressed Alphas bundle.








Os dois juntos ficam assim:


A grande dica para quem quer começar a fazer layouts duplos é: Tome cuidado com o fundo dos layouts, para não gerar erros de continuidade. O melhor mesmo, principalmente quando você está começando, é usar papéis com o mínimo de detalhes possível (ou sem detalhe nenhum, de uma cor só) e não colocar nada perto da borda que vai juntar com o outro layout. No layout acima eu consegui um efeito legal simplesmente usando o mesmo papel de fundo na mesma direção, mas nem sempre isso ocorre. A dica, quando isso não ocorre, é espelhar o papel (ou os papéis) de fundo. No photoshop eu faço isso em transform>fip horizontal. Para vocês terem uma noção melhor do que eu estou falando, vamos relembrar a página dupla do último post: Nela eu dei flip horizontal no papel branco, no verde, e no barbante que segura as lanternas:

Créditos: Scrappiness Designs - Kosheki Me
Essa foi minha primeira DigiDica para vocês. Gostaram? Ela te inspirou a criar? Eu ia adorar ver as criações inspiradas por essa dica! Poste em algum lugar na internet e deixe um link nos comentários :)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :) Volte quando quiser!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...